Translate

O Festival


O Gramado In Concert - Festival Internacional de Música de Gramado será realizado entre os dias 31 de janeiro e 08 de fevereiro de 2015 e proporcionará a turistas, músicos de todo o país e gramadenses uma intensa vivência musical através de apresentações de orquestras, bandas e grupos de câmara, transformando assim a cidade num imenso palco da música erudita e popular. Além do propósito turístico e cultural, o festival terá um fim pedagógico, pois oportunizará a jovens músicos de Gramado e de todo Brasil, aulas de instrumento e práticas coletivas, que serão conduzidas por renomados músicos brasileiros e estrangeiros que participarão do evento na linda cidade da Serra Gaúcha. A proposta é realizar oficinas de instrumentos e prática de orquestra, disponibilizando para isto, 200 vagas, 80 para bolsistas gramadenses e 120 bolsistas não-gramadenses. Dentro da programação do festival, haverá apresentações da Orquestra Sinfônica de Gramado, da Orquestra Jovem de Gramado, da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo, da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, da Orquestra de Venâncio Aires, da Orquestra Sinfônica do Festival, da Banda Sinfônica do Festival e da Orquestra Experimental do Festival, além de apresentações diversas de grupos de câmara.

Gramado é reconhecida nacional e internacionalmente como referência em desenvolvimento turístico. Este posicionamento tem sido conquistado principalmente através da realização de eventos que atraem turistas para a cidade. O esforço da Secretaria Municipal de Turismo tem sido em diminuir a sazonalidade, mantendo movimentação turística em todos os meses e estações do ano. Para isto, apresentamos o 1º Gramado In Concert - Festival Internacional de Música de Gramado.

Esta bela cidade da Serra Gaúcha é um dos principais destinos turísticos brasileiros, dentre os vários motivos para tal sucesso, destacam-se os eventos culturais promovidos numa parceria entre administração pública e comunidade. Foi no âmbito de um destes eventos, o Natal Luz, que foi criada no ano de 2011 a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), a partir de projeto idealizado já em 2009 pelo atual Coordenador Geral Allan John Lino. Desde então a OSG vem participando ativamente deste e de outros eventos como o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Festival Mundial de Publicidade e Propaganda, entre outros. Além disto, a OSG busca promover desde sua criação, cursos de qualificação e capacitação para músicos gramadenses, como as quatro oficinas já realizadas por Paulo Bosisio, renomado violinista que faz parte da Academia Brasileira de Música, ou ainda por Linus Lerner, que veio diretamente dos Estados Unidos a convite da OSG para reger e dar oficinas aos músicos gramadenses. Em 2013 criou-se ainda, a Orquestra Jovem de Gramado, um projeto voltado para a educação musical de crianças, jovens e até mesmo adultos, com vistas a formação de músicos gramadenses que possam ser inseridos gradativamente no quadro de músicos profissionais da OSG.

Através do Gramado in Concert, proposto numa parceria da OSG e Secretaria Municipal de Turismo de Gramado, pretende-se que a cidade possa ser uma referência em oferecer este grande atrativo para a temporada de verão na Serra Gaúcha, proporcionando ensino, conhecimento e boa música gratuita nos mais diversos espaços. Sem dúvida, é um projeto que garantirá sua finalidade: contribui para a valorização e o acesso à música e às suas diversas manifestações, além de fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área, além do reconhecimento local, nacional e internacional.

Equipe:

Diretor Artístico: Linus Lerner

Co-diretor Artístico: Leandro L. Serafim

Coordenador Geral: Allan John Lino

Realização: Secretaria de Turismo de Gramado

Total de visualizações de página